O prefeito Fabrício Oliveira enviou projeto de lei à Câmara de Vereadores instituindo o Balneário Camboriú Criativo (BC Criativo). A proposta é dar estrutura e definir parâmetros para que o fomento à economia criativa aconteça permanentemente.
A ideia do BC Criativo nasceu no final da administração anterior, com o apoio da Associação Empresarial de Balneário e Camboriú (ACIBALC) e ficou até a metade do ano passado sob responsabilidade da Fundação Cultural. A gestão Fabrício Oliveiro entendeu que seria mais apropriado que o projeto fosse coordenado pela Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico.
O secretário da pasta, Miro Teixeira, contou que desde o ano passado o governo vem trabalhando no desenvolvimento de um projeto de lei para dar corpo ao BC Criativo.
A proposta é que ele tenha um coordenador e assim funcione de forma continuada, independente de política. Até agora o BC Criativo é regido por um decreto, mas com força de lei abrirá oportunidades como a busca de recursos.
Miro destacou que o BC Criativo será formado por um conselho paritário, com cadeiras para instituições que antes não eram contempladas, como Sebrae e Udesc.
“Quem ganha com isso é a cidade, é a economia criativa. Balneário Camboriú vai estar num outro patamar em referência ao BC Criativo com coordenação, estrutura, corpo e o amparo legal que é a lei”, comentou Teixeira.
A economia criativa, que é um setor que usa a criatividade como matéria prima principal, é defendida como uma oportunidade de diversificação da matriz econômica de Balneário Camboriú.
O projeto segue em tramitação nas comissões e ainda não há data para votação.
Leia o projeto na íntegra aqui.
Fonte: Página 3