Divulgação/PMC Divulgação/PMC
Divulgação/PMC

Prefeito Leonel Pavan solicita que Câmara apresente alternativa para implantação da ETE de Camboriú

O prefeito de Camboriú, Leonel Pavan, encaminhou à Câmara de Vereadores uma solicitação para que no prazo de 30 dias, promova as discussões necessárias e apresente uma alternativa de local, com área tecnicamente adequada, para a implantação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Camboriú.

A iniciativa ocorre diante das divergências manifestadas por parte dos vereadores em relação à proposta apresentada pelo Município, que prevê a disponibilização, pelo Instituto Federal Catarinense (IFC), de uma área de aproximadamente 25 mil metros quadrados, mediante doação, para a implantação da estrutura.

A construção da Estação de Tratamento de Esgoto será realizada pela empresa Aegea, com 100% dos recursos provenientes da própria concessionária, sem custos de implantação para os cofres da Prefeitura de Camboriú.

“Respeitamos as manifestações contrárias, os questionamentos e o debate democrático. No entanto, se existe uma posição diferente em relação à proposta apresentada, é fundamental que também sejam apontados caminhos concretos para solucionar o problema. O que Camboriú precisa é de uma solução”, afirma Leonel Pavan.

Segundo o prefeito, a proposta representa uma oportunidade concreta para avançar na solução definitiva do esgotamento sanitário da cidade, que, mesmo após 142 anos de história, ainda enfrenta o desafio de estruturar um sistema capaz de atender às necessidades da população.

“Este é um tema que precisa estar acima de governos, mandatos e interesses políticos. Estamos falando do futuro de Camboriú e de uma necessidade que a população espera há décadas. Queremos construir uma solução responsável, técnica e ambientalmente adequada”, reforça o prefeito.

Leonel Pavan reforça que, caso a Câmara de Vereadores entenda que a área atualmente proposta não é a mais adequada, que apresente uma sugestão em 30 dias.

Ao final do prazo de 30 dias, caso não seja apresentada uma alternativa tecnicamente adequada, ambientalmente responsável e financeiramente viável, o prefeito entende que o Município possa dar continuidade à proposta atualmente em discussão, avançando na construção de uma solução definitiva para o esgotamento sanitário de Camboriú.

“Não podemos transformar uma necessidade histórica da população em um debate sem fim. O Município está disposto a ouvir, analisar alternativas e dialogar. Mas precisamos chegar a uma solução. Se houver um caminho melhor, queremos conhecê-lo e analisá-lo. Se não houver, precisamos ter responsabilidade para avançar com a proposta que está colocada”, conclui Leonel Pavan.

Texto: Molina Orval