Prefeitura de Balneário Camboriú estuda instalar Monumento das Sereias na Avenida das Flores

Relacionadas

O Monumento das Sereias (conhecido também como Fonte das Sereias ou Cascata das Sereias), construído pelo artista Jorge Schröder, que ficava onde hoje é o elevado da Quarta Avenida, poderá ganhar um novo endereço: a Avenida das Flores. 

Atualmente, as sereias aguardam manutenção e restauro em um depósito da Secretaria de Educação.

Segundo a diretora de Artes da Fundação Cultural de Balneário Camboriú, Lilian Martins, que é também conservadora e restauradora, as sereias estão desmontadas (foram retiradas quando iniciaram as obras do elevado) e ‘abrigadas’ em um depósito da Secretaria de Educação.

“Mas já temos um novo local quase que 100% definido para a instalação delas. É preciso seguir o conceito do local original. As sereias foram encomendadas justamente porque há muitos anos haviam esculturas do Paulo de Siqueira, em um hotel na principal entrada da cidade. Foi vandalizada a escultura e foi removida. Naquela época, para entrar em Balneário as sereias eram ponto de referência, por isso foi encomendada a Fonte das Sereias”, diz.

O local que a prefeitura está estudando para instalar o Monumento é a Avenida das Flores, por ser entrada e saída da cidade e com espaço para ‘fluir’ a obra. 

“Porém, há duas situações: ou fazemos uma licitação para reparo, que teria um orçamento alto, ou formamos uma equipe dentro da estrutura da prefeitura (isso já foi feito para a restauração do monumento A Mão do Trabalhador que sustenta o Mundo). Eu sou conservadora e restauradora e poderia orientar o trabalho, que duraria pelo menos uns oito meses. Estamos avaliando como faremos”, afirma.

Outro ponto que a prefeitura está estudando é se as sereias voltarão individualmente ou com a fonte original.

“Ocorre muito vandalismo, furtam a bomba do chafariz, exigiria uma estrutura subterrânea. Em 2017 chegamos a trocar a bomba e em menos de um mês furtaram”, completa.

Mais notícias dessa editoria

- publicidade -

Leia também