Primeira formatura virtual na rede municipal de educação será na próxima semana

Relacionadas

“Eles deixarão sua marca na história, porque esta será a primeira vez que teremos formatura virtual na rede de Balneário Camboriú …”

Por causa da pandemia, a Secretaria Municipal da Educação decidiu realizar a formatura dos nonos anos de forma virtual, no período de 7 a 11 de dezembro. São quase mil alunos do Ensino Fundamental de 14 escolas municipais que agora preparam-se para iniciar o Ensino Médio.

“Eles deixarão sua marca na história da educação municipal, porque esta será a primeira vez que teremos formatura virtual na rede de Balneário. Esta foi a maneira que encontramos para fechar esse ciclo com os nossos estudantes”, disse Rosângela. A secretária abrirá a programação com uma gravação, o prefeito Fabrício Oliveira também deverá falar aos estudantes e haverá um momento cultural antes do cerimonial da formatura.

Avaliações, como serão?

Antes da formatura, os estudantes de nonos anos, serão avaliados, porque precisam desse histórico para ingressar no ensino médio de escolas estaduais ou privadas.

A diretora do Departamento de Ensino Fundamental, Tatiane Aparecida Martins do Rosário, explicou que eles precisam atingir a média para concluir a etapa em que estão matriculados. Para a matrícula do Ensino Médio os alunos deverão apresentar atestado de conclusão do Ensino Fundamental.

“As avaliações são realizadas na rede de ensino, desde de março de 2020, por meio das atividades postadas na plataforma Google Sala de Aula ou impressas para aqueles alunos que por algum motivo não tenham acesso a internet. As notas são emitidas conforme as devolutivas dos estudantes”, disse.

Critérios e retenção

Salas vazias, formatura online, tudo diferente

Segundo Tatiane, considerando o atual cenário de pandemia, os professores utilizam critérios de avaliação que valorizam todo o empenho e desenvolvimento dos alunos durante o processo de aprendizagem por meio das atividades não presenciais.

“Todos os alunos terão oportunidade de realizar as atividades avaliativas, assim como as atividades de recuperação. Os orientadores escolares foram instruídos a realizar a busca ativa dos alunos com intuito de resgate e incentivo na participação das atividades. Desta forma, a retenção ocorrerá nos casos em que, mesmo com a busca ativa, os alunos não desenvolveram as atividades propostas”.

A diretora acrescentou que as famílias têm acesso aos resultados das atividades tanto na plataforma quanto na impressa.

“Também estamos realizando a entrega dos boletins nas unidades de ensino”, acrescentou.

Mais notícias dessa editoria

Advertisment

Leia também