Professora de Taquaras entre os 10 premiados do programa nacional Educador Nota 10

Relacionadas

Foram 2500 inscritos e Jaqueline Weiler foi a única representante de SC

Os dez vencedores do programa nacional Educador Nota 10 receberam a premiação em solenidade realizada na sexta-feira (10) em São Paulo, sob o comando de Sandra Annenberg. Entre os 10 melhores, a professora Jaqueline Maria Alexandre Weiler, do Núcleo de Educação Infantil (NEI) Taquaras,com seu projeto “A pesquisa como prática educativa: aprendendo a aprender com os quero-queros”, desenvolvido com crianças de 4 a 5 anos.

Jaqueline, nativa de Taquaras, é professora da rede municipal de Balneário Camboriú há 21 anos. Ela ganhou um troféu e um cartão presente de R$ 15 mil. O resultado do prêmio foi anunciado em fevereiro, destacando os 10 projetos vencedores, mas a festa da premiação aconteceu na sexta-feira.

Jaqueline conta que experimentou momentos inesquecíveis desde que percebeu a curiosidade dos alunos por esta ave, típica da América do Sul e comum na região até receber a premiação.

Ela trabalhou o projeto misturando a curiosidade das crianças com conhecimento. Ela estudou a vida do quero-quero com seus alunos por mais de três meses e o mais importante: eles sempre viam a ave nos arredores da escola. 

“O encontro com os verdadeiros vencedores”, comemorou Jaqueline, na volta de SP (Arquivo pessoal)

“Desde o começo do projeto foi tudo muito gratificante e encerrou com a cerimônia da premiação que foi linda! Tudo organizado com muita excelência para que os 10 professores se sentissem realmente valorizados. Passamos dias incríveis em SP, do dia 8 ao dia 12, com uma programação intensa”, contou a educadora Nota 10.

O bem sucedido projeto dos Quero-Queros já encerrou, porém, a prática de trabalhar por projetos é a abordagem pedagógica utilizada diariamente, segundo Jaqueline. 

“Nessa abordagem os temas de interesse das crianças se constituem em possibilidades de projetos, e por isso elas são protagonistas. Por isso, com certeza, surgirão outros projetos interessantes nos próximos meses, porque as crianças são muito curiosas”, adiantou a professora premiada.

O prêmio

O Prêmio Educador Nota 10, criado em 1998 pela Fundação Victor Civita, reconhece e valoriza professores e gestores escolares da Educação Infantil ao Ensino Médio de escolas públicas e privadas de todo o país. 

Hoje, o prêmio conta com a parceria de mídia da Abril, Globo e Fundação Roberto Marinho, tem o patrocínio da SOMOS Educação e BDO Brasil, e o apoio da Nova Escola, Instituto Rodrigo Mendes e Unicef.

Desde 2018, o Prêmio Educador Nota 10 é associado ao Global Teacher Prize, realizado pela Varkey Foundation, prêmio global de Educação. 

Ao longo das últimas 23 edições foram recebidos mais de 75 mil trabalhos pedagógicos, e premiados 251 educadores, entre professores e gestores escolares.

Mais notícias dessa editoria

Advertisment

Leia também