Projeto cria memorial para cantador Arnoldo Cueca

Relacionadas

O projeto Memorial Arnoldo Cueca – 100 anos do cantador será lançado neste domingo (18), às 19h, em uma live especial. Mestre da Cultura Popular e do Boi de Mamão, Arnoldo Cueca é um imortal itajaiense referência no fazer da cultura popular da cidade. No memorial digital estão fotos, vídeos, letras de música, reportagens, arquivos e muitas memórias que funcionam, a partir de agora, como uma homenagem ao cantador e também como lugar de pesquisa e referência sobre toda uma área cultural.

O cantador Arnoldo Cueca (Foto Acervo Jardineira Produções/ Memorial Arnoldo Cueca)

Arnoldo Cueca viveu em Itajaí entre 1943 e 2017, foi fundador e diretor do Grupo Folclórico Boi de Mamão e Dança Portuguesa de Itajaí, com o qual levou a cultura de brincar o boi de mamão para o estado e o país. O acervo digital criado a partir da produção de Arnoldo Cueca marca um importante momento para a documentação e a perenidade de tradições que constroem nossa cultura.

“É certo que as manifestações da cultura popular, quando não registradas, se perdem no tempo dos mais velhos que já não estão mais aqui para contar. Inventariar, apresentar e compartilhar a cultura popular local traz a oportunidade de conhecermos aquilo que forma nossa identidade, nossa história e lugar onde vivemos” relata Natália Pereira, idealizadora do projeto e neta do “vô Cueca”.

Um importante passo dado ainda pelo projeto, é a disponibilização gratuita do minidocumentário “Arnoldo Cueca – 100 anos do cantador” com acessibilidade em libras e audiodescrição, isso, também em um site acessível. O minidocumentário foi produzido em 2020 e ficará agora disponível no canal do youtube da Jardineira Produções a partir do 18, quando será lançado junto à live.

O projeto Memorial Arnoldo Cueca – 100 anos do cantador é uma realização da Jardineira Produções, com curadoria da produtora e musicista Natália Pereira e do músico e jornalista Evandro Che, integrante do Tarrafa Elétrica. O memorial foi realizado com recursos do Edital 011/2020 – Credenciamento de Prêmios e Projetos Artístico Culturais, da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc.

O que é o Boi?

O Boi de mamão é um folguedo. Folguedos são festas populares presentes em diversas regiões do país. Os folguedos, ou brincadeiras de boi são espetáculos de rua e constituem uma espécie de ópera popular, resultante da união de elementos de dança, teatro, música e indumentárias, na qual o boi é a principal figura de representação. Festas e bois são falas, são linguagens. Não são objetos e, na verdade congelados nos museus, sentem-se como condenados à morte. São coisas vivas, modos de sentir, pensar, viver e “festar”. (BRANDÃO,1984)

Serviço

Fonte: Mariana Feitosa

The post Projeto cria memorial para cantador Arnoldo Cueca first appeared on Página 3.

Mais notícias dessa editoria

Advertisment

Leia também