Rato no PA da Barra: situação já foi resolvida

Relacionadas

Um vídeo que mostra um rato entrando em um buraco, dentro do Pronto Atendimento (PA) do Bairro da Barra, em Balneário Camboriú, circula nas redes sociais. As imagens são de quarta-feira (16). A situação já teria sido resolvida.

Rato entrou por buraco da canalização do ar-condicionado

O Página 3 procurou a coordenadora do PA da Barra e da UPA do Bairro das Nações, Aline Leal, que representa o Instituto Maria Schmitt (IMAS), que explicou que a dedetização está em dia, assim como as visitas da Vigilância Sanitária.

“Inclusive tiramos o lixo contaminado quando assumimos a gestão do PA da Barra, em 2021. Como o prédio é antigo, onde fica a canalização da saída do ar ficou um buraquinho, onde colocamos uma telinha, mas como choveu muito essa tela caiu e o rato veio da rua, porque tem um bueiro atrás desse buraco”, disse.

Dedetização e higienização do PA está em dia

Aline pontuou ainda que o Centro de Controle de Pragas Urbanas (CCPU) de Balneário esteve no local, armaram uma ratoeira e pegaram o rato.

“Foi uma situação totalmente isolada. Sempre monitoramos, a higienização está em dia, tudo está limpo, mas é complicado porque no PA da Barra a estrutura (prédio) é baixa, na altura da rua, diferente da UPA Nações. Atendemos em média oito mil pessoas no verão, nosso índice de reclamação não passou de 5%, então atendemos bem a comunidade e turistas. Sabemos que a estrutura do PA é precária, mas é provisória, porque em breve teremos a UPA”, completou.

Vistorias nas unidades de saúde são semanais

A secretária de Saúde de Balneário, Leila Crócomo, também conversou com a reportagem do jornal e reiterou a fala de Aline, destacando que a equipe do CCPU já resolveu a situação e que o rato veio da rua.

“Há vistorias frequentes nesse sentido. O CCPU faz o controle semanal em todas as UBS”, afirmou.

Vereador vai pedir para ver comprovante de dedetização e desratização 

Quem repassou o caso ao Página 3 foi o vereador Marcelo Achutti, que destacou que a situação é ‘uma vergonha’ e que o local precisa passar por dedetização.

“Se fosse uma clínica particular, um restaurante, teria sido fechado. Fizemos uma solicitação à secretária Leila, para que a mesma solicitasse ao IMAS o comprovante da dedetização se foi feita ou não, porque se não foi feita, é um absurdo. Não é só fechar o buraco… será que o IMAS só viu a partir do momento em que o paciente filmou? Vamos esperar o que vão fazer, vou pedir para ver o comprovante e espero que mantenham a dedetização e desratização”, comentou.

The post Rato no PA da Barra: situação já foi resolvida first appeared on Página 3 – Notícias de Balneário Camboriú.

Mais notícias dessa editoria

Advertisment

Leia também