Rede municipal de ensino de Balneário abre inscrições online para Jardim I e 1º ano

Relacionadas

A Secretaria de Educação de Balneário Camboriú informou nesta sexta-feira (6) que as rematrículas para a Educação Infantil (Jardim I) e Ensino Fundamental (1º anos) serão feitas de forma online, a partir da próxima semana. A efetivação dessas matrículas será feita presencialmente, nas unidades escolares, por zoneamento (os responsáveis preenchem o CEP na hora da inscrição e a criança estudará na escola mais próxima de casa).

Esse sistema online serve para evitar aglomerações e filas – já que em algumas unidades os pais precisavam até mesmo pernoitar para conseguir uma vaga.

A diretora do Departamento Técnico-Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação, Tatiane Aparecida Martins do Rosário, explica que as inscrições online já acontecem há dois anos, exatamente para evitar filas e ser mais eficiente para os pais e responsáveis.

“Todos se adaptaram bem, e ainda mais agora em tempos de pandemia evitamos também as aglomerações. Mesmo precisando ir na escola levar a documentação, não acontecem aglomerações porque é só para efetivar a matrícula. Somos obrigados a ter vaga para todos que precisam, sempre atendemos todo mundo, então os pais podem ficar tranquilos”, explica.

Segundo Tatiane, no início da pandemia houve procura de novas matrículas de alunos vindos de escolas particulares, mas inclusive houve desistência de alguns, porque conseguiram acertar as mensalidades com os colégios.

“Não foi um número muito significativo. Tivemos saída de nossos alunos também, que voltaram para suas cidades de origem. Inclusive temos vaga para esse ano letivo de 2020”, conta.

Saiba mais

No dia 12 de novembro as rematrículas estão abertas para o Jardim I, a partir das 8h. Já para as crianças de 1º ano as inscrições também serão online, das 8h do dia 9 de novembro às 13h do dia 13 de novembro. Importante salientar que a inscrição não representa a matrícula que deverá ser feita posteriormente na unidade escolar solicitada.

“Na hora dos pais realizarem a inscrição online, serão direcionados para a escola mais próxima de casa, pois é pelo CEP da rua, e caso não tenha mais a vaga será direcionado para outra escola das proximidades, podendo solicitar transferência durante o ano na Secretaria de Educação”, acrescenta a diretora.

Educação Infantil

As rematrículas para as turmas de Berçário I e II; Maternal I e II; e Jardim II, ocorreram de 23 a 29 de outubro, nas unidades. Os pais ou responsáveis que não compareceram no Núcleo de Educação Infantil nessas datas devem comparecer à unidade em que a criança está matriculada em qualquer dia e horário comercial para fazer a rematrícula.

Fila Única

As crianças inscritas no Programa em 2020 foram recadastradas automaticamente pelo sistema, para o ano de 2021; logo os pais não serão chamados para o recadastro.

Ensino Fundamental

Os alunos matriculados em 2020 estão sendo rematriculados, automaticamente para a série seguinte, para o ano letivo de 2021, seguindo na mesma escola em que já estudavam.

Matrículas para alunos novos

As matrículas novas nas turmas de Jardim I e Jardim II, da Educação Infantil, será feita presencialmente, a partir do dia 4 de janeiro de 2021, na Secretaria Municipal de Educação, sendo necessário apresentar os seguintes documentos: cópia e original da certidão de nascimento, cópia do CPF da criança, cópia e original do documento dos pais– RG e CPF, declaração vacinal atualizada, comprovante de residência em nome dos pais da criança e/ ou responsável, sendo uma das seguintes opções: Certidão de registro de imóvel residencial reconhecida em cartório; Conta de água, luz, TV por assinatura e internet do mês no nome dos pais (atualizada); Contrato de locação com firma reconhecida em cartório; ou Declaração de residência do proprietário do imóvel com firma reconhecida em cartório e em anexo conta de água, luz, telefone fixo, TV por assinatura ou internet do mês (atualizada).

Novos no Fundamental

Para novas matrículas no Ensino Fundamental, o período de inscrição será de 18 a 22 de janeiro de forma online, no site da Prefeitura sendo que os inscritos deverão dirigir-se até a unidade de ensino, presencialmente, de 25 a 29 de janeiro para apresentar os documentos e confirmar a matrícula. São necessários:

Certidão de nascimento e documento de identidade,

CPF do(a) aluno(a),

Declaração Atualização Vacinal’ ou ‘Declaração de Negativa’ assinada pelos pais ou responsáveis, emitida pelo Posto de Saúde,

CPF dos Pais e/ou do responsável legal,

Documento de Identidade dos Pais e/ou Responsável Legal,

Duas fotos 3×4,

Declaração de guarda emitida pelo Juizado da Infância e Juventude para alunos(as) que convivem com Responsável Legal,

Comprovante atualizado de residência (água, luz, telefone fixo) no nome dos Pais e/ou Responsável Legal pela matrícula ou declaração de aluguel autenticada em cartório pelo proprietário do imóvel,

Protocolo do visto de permanência para as famílias estrangeiras,

Atestado de conclusão, ou de frequência comprovando ano/série do(a) aluno(a),

Histórico escolar no prazo máximo de 30 (trinta) dias.

A Secretaria de Educação, como todas as unidades escolares de Balneário Camboriú estão abertas em horário comercial, à disposição da comunidade para mais informações. A Secretaria fica na Rua Camboriú, nº 100, no Bairro dos Municípios (telefone: (47) 3363-7144).

Mais notícias dessa editoria

Advertisment

Leia também

Golpe não dá certo e governador Carlos Moisés voltará ao cargo

O Tribunal Especial de Julgamento de Carlos Moisés, referente ao caso do reajuste dos procuradores, continua reunido, mas as declarações de voto de...

PM recupera scooter elétrico furtado horas antes em Camboriú

Na noite de segunda-feira (23), por volta de 23h, um homem foi preso após furtar um scooter elétrico, recuperado pela Polícia Militar, no...

São Paulo vence lanterna Goiás em jogo adiado e assume a liderança do Brasileirão

Por Glauco de Pierri Fernando Diniz merece celebrar a liderança do Campeonato Brasileiro. Um dos técnicos há mais tempo no cargo no País, nesta...