Retrospectiva do ano em Balneário Camboriú

Relacionadas

Como faz todos os anos, o jornal Página 3 encerra 2021 com uma retrospectiva para destacar os fatos marcantes, importantes, alguns mais, outros menos, mas todos tiveram sua contribuição para o desenvolvimento de Balneário Camboriú, cidade que ganhou páginas nacionais, por conta da maior realização deste governo: o alargamento da faixa de areia da praia Central, cuja necessidade começou a ser discutida há mais de duas décadas, envolvendo várias gestões anteriores.

O alargamento começou em agosto e terminou em dezembro, uma obra em tempo recorde e que despertou intensa curiosidade por Balneário Camboriú, porque triplicou a faixa de areia e imprimiu um novo cenário na Praia Central.

A reportagem ouviu os responsáveis pelas secretarias municipais que responderam a duas perguntas: 

1) Quais as três principais obras/ações de sua área em 2021? 2) Planos para 2022. 

Diariamente, o jornal publicará duas opiniões de secretários. Acompanhe:

.

Secretaria da Saúde

(Divulgação/PMBC)

Leila Crócomo, secretária da saúde

(Divulgação/PMBC)

Destaques 2021

  1. Vacinação contra a Covid-19

A campanha de vacinação que iniciamos este ano foi um grande desafio, fizemos em sistema de drive thru, o que agilizou o atendimento, além das unidades de saúde que contam com uma estrutura externa destinada para a vacinação contra a Covid-19. Recentemente, atingimos 80% da população com primeira dose e 70% com segunda dose. O reflexo positivo disso é a diminuição das internações na UTI e a diminuição da mortalidade. Balneário Camboriú está há mais de três semanas sem registro de óbitos de moradores, e o mapa risco potencial da região que apresenta em risco moderado (azul) pela primeira vez este ano. Mostrando a importância da imunização.

  1. Programa de reabilitação Pós Covid-19
(Divulgação/PMBC)

Pacientes acometidos com a Covid-19 são atendidos desde o início da pandemia no Centro Municipal de Atendimento e Tratamento ao paciente com Covid  (CMATC), além disso verificamos a necessidade de um trabalho com os pacientes que apresentam sequelas, principalmente motoras e respiratória, assim sendo, criamos o atendimento pós covid, com isso iniciamos o programa de recuperação funcional, motora e respiratória, para este grupo de pacientes. Inicialmente o programa atendeu os pacientes com alta hospitalar provenientes do Hospital Municipal Ruth Cardoso e  recentemente o atendimento passou a ser desenvolvido no CEFIR, Centro de Fisioterapia e Reabilitação. O atendimento é ambulatorial e domiciliar para os pacientes acamados. Já foram realizados 3248 atendimentos pelo programa.

  1. NAAM- Aleitamento Materno
(Divulgação/PMBC)

A Secretaria de Saúde conta a partir desta semana com um novo projeto de grande importância para os bebês prematuros, o  NAAM (Núcleo de Apoio ao Aleitamento Materno), que busca oportunizar leite materno a todos os recém-nascidos internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal do Hospital Municipal Ruth Cardoso. 

O projeto foi idealizado em parceria com o Rotary e o Banco de Leite do Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen. Esse  projeto já havia sido idealizado pela equipe há mais de um ano, mas com a pandemia ficou aguardando o momento ideal para ser colocado em prática. 

O leite materno é muito importante e fundamental para o melhor desenvolvimento dos bebês até o sexto mês de vida. Além de fortalecer o sistema imunológico. O projeto será desenvolvido pelo Núcleo de Atenção à Mulher (NAM), onde as mães doadoras receberão frascos esterilizados,  e encaminhado ao banco de leite do Hospital Marieta para ser pasteurizado e devolvido ao HMRC para os recém nascidos. Além de ajudar no desenvolvimento e crescimento dos bebês da UTI neonatal de Balneário Camboriú, temos muito orgulho de oferecer este serviço.

Planos 2022

“Na saúde temos muitos planos e projetos, dentre eles podemos destacar: o início da obra do novo UPA da Barra, implantação CAPs Infantil e do CAPs III, ampliando os atendimentos psicossociais, lançamento das obras de mais duas Unidades Básicas de Saúde, aquisição de mais dois  veículos e adaptados para pacientes com necessidades especiais, reforma de ampliação das unidades de saúde, no Bairro das Nações e também do Laboratório Municipal. 

E o mais importante, conseguirmos sair da pandemia para retomarmos nossa vida e a economia de Balneário Camboriú com nossa população imunizada!”, disse a secretária.


.

Secretaria da Educação

(Divulgação/PMBC)

Marilene Cardoso, secretária

Projeto ‘Conta prá Mim’, um dos destaques (Divulgação/PMBC)

Destaques 2021

1. Cuidados de Biosseguranca

Sanitização nas unidades (Divulgação/PMBC)

Destacamos o Serviço de Acolhimento ao Servidor – em funcionamento desde de 18 de fevereiro de 2021. Um serviço de atendimento e acolhimento especializado e exclusivo para os servidores com suspeita de contaminação pelo Covid-19, com testagem, encaminhamento e monitoramento de cada caso, dentro da própria Secretaria de Educação. 

Além do monitoramento diário dos profissionais de educação e alunos e sanitização em névoa nas unidades escolares.

Tudo isso permitiu o retorno seguro às aulas presenciais.

2. Plano Municipal de Avaliação

Plano avaliou a aprendizagem dos alunos (Divulgação/PMBC)

O Plano Municipal de Avaliação (PMA-BC) teve como objetivo avaliar a aprendizagem dos alunos, permitindo identificar os avanços, as necessidades e produzir um diagnóstico da situação da escolaridade do município, visando a implementação de melhorias na qualidade de ensino. Portanto, os resultados obtidos não foram destinados a lançamento de notas para computação de média, e sim para a tabulação de dados relativos ao conhecimento adquirido. 

A prova tem como caráter principal o diagnóstico, e por conseguinte, elaboração de diretrizes para Plano de Ações e diagnóstico do déficit de aprendizagem dos alunos do ensino fundamental.

3. Projeto Conta Pra Mim

Implantação dos “Espaços Conta pra Mim” nas Unidades Escolares e na Biblioteca Pública Municipal. O projeto teve duas unidades pioneiras, uma da Educação Infantil (NEI Pão e Mel) e outra do Ensino Fundamental (CEM Tomaz Garcia). Além dos Espaços nas duas Unidades, o projeto conta ainda com o “Ônibus Itinerante – Conta pra Mim” que circula  pelos 17 Bairros do Município, com um espaço agradável e acolhedor para receber as famílias, proporcionando assim um ambiente propício para literacia familiar. Um projeto que contribui também para o processo de alfabetização.

Planos 2022

“O destaque será para o Projeto de Inteligência Emocional: Entendemos a importância de oportunizar suporte socio emocional às crianças e adolescentes neste cenário pós-pandêmico, com o propósito de desenvolver e fortalecer a saúde emocional dos alunos. 

O Programa da Inteligência Emocional atenderá todas as unidades escolares do município, oportunizando ferramentas didáticas que correspondem às faixas etárias, respeitando o desenvolvimento biopsicossocial de cada idade e promovendo a formação da sua identidade, da saúde emocional e da qualidade de vida. 

Também dentro deste projeto, se dará todo o acompanhamento necessário e suporte aos alunos que apresentaram déficit de aprendizagem constatado através do Plano Municipal de Avaliação.


The post Retrospectiva do ano em Balneário Camboriú first appeared on Página 3 – Notícias de Balneário Camboriú.

Mais notícias dessa editoria

Advertisment

Leia também