Semana de Educação Ambiental encerra temporada do Bandeira Azul domingo

Relacionadas

A Secretaria do Meio Ambiente (Semam) inicia a Semana Bandeira Azul de Educação Ambiental, nesta segunda-feira (29) com programação remota que segue até o próximo domingo (4), último dia do Bandeira Azul desta temporada. No momento, por força do decreto estadual, as Bandeiras não estão hasteadas.

Promovida pela Semam e executada pelo projeto Somos do Mar, a programação desta semana terá concurso fotográfico (o lançamento aconteceu nesta manhã (29)), contação de histórias, palestras, apresentação de webséries e várias atividades relacionadas à educação ambiental.

A secretária do Meio Ambiente Maria Heloísa Furtado Lenzi disse que esse ano foi tudo diferente das duas temporadas anteriores do Bandeira Azul, hasteadas pelo terceiro ano consecutivo nas praias do Estaleiro e do Estaleirinho, por conta da pandemia.

“Foi um ano atípico, tivemos que ampliar o número de monitores para que as regras pudessem ser cumpridas dentro do possível. Os monitores orientaram as pessoas sobre distanciamento e uso de máscara. Os banheiros tiveram disponibilização de álcool em gel que antes não havia. Tivemos algumas alterações relacionadas ao prazo, gostaríamos de ter mantido a Bandeira hasteada como nas temporadas anteriores, no entanto em alguns momentos, tivemos que recolher em função dos decretos estaduais,  de não poder ocupar a praia”, comentou.

Ações virtuais

Por todas essas razões, o investimento foi mais forte em ações virtuais.

“Como novidade esse ano trouxemos a educação ambiental mais concentrada em ações virtuais, porque as atividades na praia não podem ser realizadas, porque podem provocar aglomerações. Resolvemos finalizar a temporada do Bandeira Azul com uma semana de atividades online. Isso faz cumprir os regramentos do programa para o próximo ano, mas infelizmente não foi como gostaríamos. O ideal é que a praia tenha toda a estrutura de monitores, barracas, educação ambiental, chamamento das crianças, mas esse ano não deu”, segue a secretária.

Nas praias

Algumas atividades aconteceram nas praias, como exemplo, Heloísa destacou o foco direcionado aos perigos que a praia pode trazer para os animais.

“Tentamos conscientizar as pessoas que não devem levar seus animais para a praia. Esse ano os monitores retiraram mais frequentemente animais comunitários ou que moram nas praias. Ainda teve aquele infeliz caso de um cachorro que estava na areia do Estaleiro e que foi puxado pelo mar e infelizmente o tutor que tentou salvar o cão, também veio a falecer. Mais um motivo para alertar as pessoas que não devem levar animais para a praia”, disse.

Também aconteceu um mutirão de limpeza, na praia do Estaleirinho, com a participação dos vereadores mirins.

Selo Internacional

É uma certificação internacional concedida a praias, marinas em 45 países. Desde a temporada 2018/2019 as praias do Estaleiro e Estaleirinho e a Tedesco Marina estão renovando a Bandeira Azul, porque estão cumprindo todas as regras do programa.

Semana Bandeira Azul

*Dia 29/03 – segunda-feira

10h – Lançamento do Concurso Fotográfico “As Cores do Bandeira Azul” (regulamento na publicação oficial do concurso no Facebook e no Instagram do Projeto Somos do Mar)

12h – Websérie #01 – IGTV e YouTube

Episódio 1 – Vamos a la playa ô ô ô (entenda por que até na praia temos que ter limites)

19h – Live Abertura Oficial da Semana Bandeira Azul com o gestor de praias Luidgi Marchese

*Dia 30/03 – Terça-feira

10h – Live de Contação de História

(história do livro “Mar de Soluções”, no Instagram @projetosomosdomar

12h – Websérie #02 – IGTV (Instagram) e YouTube do Projeto Somos do Mar

Episódio 2 – Como uma onda no mar (como são formadas as ondas? E será que há perigos?)

*Dia 31/03 – Quarta-feira

10h – Oficina “Sustentabilidade nossa de cada dia” – primeiros passos para um estilo de vida mais sustentável. Inscrição pela link na bio do Instagram @projetosomosdomar, ou no link do evento no Facebook

12h – Websérie #03 – IGTV e YouTube

Episódio 3 – Milanesa lá vou eu (Já parou para pensar de onde vem a areia?)

19h – Entrevista com o especialista parte I – IGTV e YouTube

Bate-papo com o oceanógrafo e doutor em gestão de praias, Luidgi Marchese, sobre o trabalho de gestor e a importância do Programa Bandeira Azul

*Dia 1º/04 – Quinta-feira

10h – Oficina Kids “Desenhando a praia”, para crianças de 6 a 12 anos. Inscrições pelo link da bio do Instagram @projetosomosdomar

12h – Websérie #04 – IGTV e YouTube

Episódio 4 – O verdadeiro jardim da praia (sobre a vegetação de restinga)

*Dia 2/04 – Sexta-feira

12h – Websérie #05 – IGTV e YouTube

Episódio 5 – Lixo no mar? (Como tanto lixo está indo parar no mar? O que eu tenho a ver com isso?)

19h – Entrevista com o especialista parte II – IGTV e YouTube

Bate-papo com o oceanógrafo e doutor em gestão de praias, Luidgi Marchese, sobre o trabalho de gestor e a importância do Programa Bandeira Azul

*Dia 3/04 – Sábado

10h – Oficina “Vida secreta dos objetos” (para todos que quiserem repensar a relação com o consumo e descarte de resíduos). Inscrição pelo link da bio do Instagram @projetosomosdomar

12h – Votação do Concurso Fotográfico – início da votação popular nos stories do Instagram. Será durante 24h, terminando às 12h de domingo (4)

19h – Oficina “Sustentabilidade nossa de cada dia” – primeiros passos para um estilo de vida mais sustentável. Inscrição pelo link na bio do Instagram @projetosomosdomar, ou no link do evento no Facebook

*Dia 4/04 – Domingo

10h – Live de Contação de História

(história do livro “Mar de Soluções”, no Instagram @projetosomosdomar

19h – Live de encerramento da Semana Bandeira Azul de Educação Ambiental. Divulgação do resultado do Concurso Fotográfico “As Cores do Bandeira Azul”

As inscrições para as atividades são por meio do Instagram @projetosomosdomar ou da página no Facebook do Projeto Somos do Mar. 

The post Semana de Educação Ambiental encerra temporada do Bandeira Azul domingo first appeared on Página 3.

Mais notícias dessa editoria

Advertisment

Leia também