Balneário Camboriú está mobilizada desde segunda-feira (21) para celebrar o Dia Mundial dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), comemorado em 25 de setembro, por meio da Semana ODS na Prática.
A programação local, que termina no dia 28, é organizada pelo Comitê ODS BC e instituições signatárias do Movimento Nacional ODS Santa Catarina, reunindo ações voltadas à educação climática, sustentabilidade, prevenção de riscos e participação cidadã.
Foram programados quatro eventos gratuitos voltados a diferentes públicos, além do lançamento da cartilha técnica-educativa “El Niño 2026: Guia Prático de Alerta e Prevenção na Bacia do Rio Camboriú”, desenvolvida pelo Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Camboriú e Bacias Contíguas com apoio institucional da UDESC e do Comitê ODS Balneário Camboriú.
A publicação reúne informações e recomendações práticas para moradores, síndicos, comerciantes, educadores e famílias dos municípios de Balneário Camboriú e Camboriú diante do cenário de El Niño previsto para o segundo semestre de 2026. O material busca traduzir dados técnicos em orientações acessíveis para fortalecer a cultura de prevenção e a preparação da população para eventos climáticos extremos. Segundo os organizadores, a proposta do material é informar sem alarmismo, reforçando que fenômenos como chuvas intensas e cheias fazem parte da dinâmica natural das bacias hidrográficas, mas que seus impactos podem ser minimizados por meio do planejamento, da prevenção e da conscientização coletiva.
Programação

A programação local começou segunda-feira (21) com uma atividade voltada às mulheres, com o tema ‘O Clima Muda. E Nós? Escolhas e preparação diante do El Niño’, realizada no Instituto Fruto das Mãos, em Balneário Camboriú.
O encontro promoveu um bate-papo participativo sobre prevenção, cuidados e preparação diante dos impactos provocados pelo El Niño.
Participaram da conversa: Thays Wayne Gonçalves, assistente social, especialista em Gestão de Projetos Sociais e técnica de Saúde, Educação e Assistência do Sesc Balneário Camboriú; Elissa Maria Retcheski, palestrante e estrategista em Desenvolvimento Humano, Impacto Social e Sustentabilidade; Luciene Vieira, comunicadora, gestora ambiental e coordenadora adjunta de Mobilização do Movimento ODS SC.
Quinta-feira (24) na Udesc
“O clima mudou: vamos conversar sobre El Niño?” será o tema de uma roda de conversa, na Udesc, das 14h às 17h, aberta à comunidade sobre eventos climáticos extremos, impactos do El Niño e estratégias de prevenção de riscos.
A mediação será conduzida pelo professor Fabio Ullmann Furtado de Lima, geofísico, meteorologista e diretor de Ensino da UDESC.
Participam como convidadas: Kátia Kuroshima, oceanógrafa, mestre em Geoquímica Ambiental e doutora em Química, representante da empresa Soluções Sustentáveis e integrante do Movimento ODS; Cleonice Maria Beppler, professora e coordenadora nacional do Curso Técnico Subsequente em Proteção e Defesa Civil; Sirléia Cristina Lopes Sebold, tecnóloga em Gestão Ambiental, pedagoga e mestre em Clima e Meio Ambiente, da Secretaria Municipal de Educação de Camboriú; Tereza Gilda Gervasio Bauer, psicóloga e pedagoga, representante da Associação de Moradores da Limeira.
Sexta-feira (25) no Parque Ecológico
Vivência Ambiental e Prática ODS no Dia Mundial dos ODS. A Comissão do Meio Ambiente da OAB Balneário Camboriú, em parceria com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, promoverá uma visita contemplativa e educativa ao Parque Natural Municipal Raimundo Gonçalez Malta.
A atividade inicia às 14h, no Parque Natural Municipal Raimundo Gonçalez Malta. A participação é gratuita, mas as vagas são limitadas (de 10 a 20 participantes).
Inscrições: (47) 3366-2060
O passeio será conduzido pela direção do parque e permitirá aos participantes conhecer a biodiversidade local, refletir sobre a importância dos espaços verdes urbanos e compreender como atitudes cotidianas podem contribuir para a preservação ambiental.
Segunda-feira (28), na OAB BC
A Comissão da Mulher Advogada e a Comissão do Meio Ambiente da OAB Balneário Camboriú promovem a roda de conversa “Mulheres e o Universo Sustentável”, na segunda-feira (28), na sede da Subseção da OAB.
A proposta do encontro é estimular o diálogo sobre sustentabilidade, ESG, meio ambiente, responsabilidade social e o protagonismo feminino na construção de soluções para os desafios contemporâneos.
As convidadas são: Denise Schmitt Siqueira Garcia, pós-doutora pela Universidade de Alicante, doutora em Direito e mestre em Direito Ambiental e da Sustentabilidade e Kátia Kuroshima, oceanógrafa, mestre em Geoquímica Ambiental, doutora em Química e especialista em ESG, sustentabilidade estratégica e gestão de riscos.
Sobre a Semana ODS na Prática
A Semana ODS na Prática é uma iniciativa do Movimento Nacional ODS Santa Catarina que mobiliza organizações públicas, privadas e da sociedade civil em torno dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).
Em Balneário Camboriú, a programação é articulada pelo Comitê ODS BC, que atua regionalmente envolvendo representantes de Balneário Camboriú, Camboriú, Itapema, Porto Belo e Tijucas, promovendo ações de conscientização, educação, mobilização social e desenvolvimento sustentável. As atividades são gratuitas e buscam aproximar a população dos desafios e soluções relacionados às mudanças climáticas, à proteção ambiental e à construção de comunidades mais resilientes e sustentáveis.