Somente neste ano, 100 escorpiões foram encontrados em Balneário Camboriú

Relacionadas

O Centro de Controle de Pragas Urbanas (CCPU) de Balneário Camboriú emitiu um comunicado sobre os cuidados  com escorpiões. De janeiro até agora, 100 escorpiões foram encontrados na cidade. Ninguém se feriu. 

Segundo o CCPU, com as instabilidades climáticas, o número de escorpiões nas áreas urbanas está aumentando. Atualmente, equipes do departamento estão fazendo buscas por esses animais à noite, utilizando lanternas de luz ultravioleta. Quando capturados, os escorpiões são encaminhados para identificação e a população próxima é orientada sobre os cuidados. As áreas com registro de escorpiões são monitoradas constantemente. 

Os mais comuns em Santa Catarina são o escorpião-amarelo (Tityus serrulatus) e o escorpião-marrom (Tityus bahiensis). Ninguém se feriu em Balneário Camboriú, mas vale destacar que o veneno deste animal é fatal, por isso, ao ser picado [a dor no local ocorre imediatamente após a picada e pode haver ainda quadro de náusea, vômito, alteração da pressão sanguínea, agitação e falta de ar] o morador deve ir imediatamente ao Hospital Municipal Ruth Cardoso (Rua Angelina, s/n – Bairro dos Municípios), para receber o soro antiescorpiônico. Não é recomendado espremer ou sugar o local da picada, somente lavar com água e sabão. 

Como prevenir acidentes com escorpiões 

O acidente com escorpião ocorre quando o animal é tocado ou se sente ameaçado. Para prevenir que este circule e prolifere-se, é importante não acumular entulhos, sacudir as peças antes de vestir ou calçar, colocar telas nos ralos, eliminar possíveis reservatórios de água e remover folhagens, arbustos e trepadeiras junto às paredes externas e muros. É importante não acumular lixo no terreno, pois a sujeira atrai baratas, que servem de alimento para os escorpiões.  

O aparecimento de escorpiões deve ser comunicado ao CCPU pelo telefone (47) 3366-4593.

The post Somente neste ano, 100 escorpiões foram encontrados em Balneário Camboriú first appeared on Página 3 – Notícias de Balneário Camboriú.

Mais notícias dessa editoria

Advertisment

Leia também