Vacinação em Balneário: 50+ começam a ser vacinados, novo protocolo de testagem e xepa

Relacionadas

Balneário Camboriú está com novidades no que diz respeito a vacinação contra a Covid-19 e a testagem de gestantes, além de que o vereador Eduardo Zanatta protocolou uma indicação ao Poder Executivo para que a Secretaria de Saúde passe a oferecer as xepas da vacina para a comunidade – o que ainda não acontece em Balneário, exatamente porque por aqui faltam doses.

50+ começaram a ser vacinados

Nesta sexta-feira (25) Balneário Camboriú começou a vacinar contra Covid-19 pessoas com 50 anos ou mais. A imunização ocorre das 8h às 17h na Unidade Básica de Saúde Central, na Rua 1.500, e no drive-thru, ao lado do colégio Ivo Silveira. Nas demais unidades de saúde ocorre das 8h às 12h e das 13h30 às 17h. Para se vacinar é necessário apresentar documento oficial com foto e comprovante de residência.

Pessoas de 18 anos ou mais que tenham comorbidades (ver no site www.bc.sc.gov.br), profissionais da área da educação, pessoas sem comorbidades (50+), profissionais da área da saúde, efetivos das forças de segurança, gestantes, puérperas (45 dias após o parto), além das lactantes (que amamentam crianças com até 6 meses de idade).

A secretária de Saúde de Balneário, Leila Crócomo reforça que a esperança de dias melhores está totalmente atrelada ao número de vacinados.

“Quanto mais pessoas vacinarmos em Balneário, antes sairemos disso tudo. A nossa frase chave é: vacina boa é vacina aplicada! Hoje estamos vacinando os 50+ sem comorbidades, além de quem tem comorbidade, profissionais da saúde e da educação, etc.”, afirma.

Cuidados seguem

A secretária aponta que os cuidados precisam continuar, como uso de máscara, higiene (álcool em gel, etc.), distanciamento social e evitar aglomerações.

“Quem puder ficar em casa, deve ficar. Só assim, com as pessoas seguindo as recomendações, que teremos uma vida segura – precisamos seguir os protocolos”, destaca.

Novo protocolo de testagem para gestantes

A partir de segunda-feira (28), Balneário Camboriú adotará um novo protocolo para a testagem de Covid-19 destinado a todas as gestantes entre as semanas 37 e 38. A Secretaria Municipal de Saúde oferecerá os testes RT-PCR para todas as gestantes em acompanhamento pré-natal na cidade. O agendamento será feito na unidade de saúde de cada bairro. Para as gestantes sem sintomas da Covid-19 na 37ª e 38ª semana gestacional, o teste é indicado para obtenção do resultado previamente ao parto. Já as grávidas com sintomas, a testagem pode ser feita em qualquer momento da gestação. O teste para Covid-19 é feito no Núcleo Atenção a Mulher, localizado na Rua México, ao lado do nº 875, Bairro das Nações.

Zanatta sugere possibilidade de oferecer xepa

O vereador Eduardo Zanatta protocolou uma indicação pedindo que a prefeitura analise a possibilidade de implementar aplicação de doses que sobram em frascos abertos no fim do dia, conhecida como a ‘xepa’ das vacinas da Covid-19.

“Fui nos postos de saúde da cidade e em um deles fiquei sabendo por um servidor que precisava tomar a segunda dose de Coronavac, mas não pôde porque são 10 doses e não podia abrir porque precisavam ser aplicadas as 10 do frasco, que tem validade menor do que as outras. Eu sei que não está sobrando doses em Balneário e sim faltando, mas falo sobre casos pontuais, já que tem muita gente ‘escolhendo’ vacina e algumas pessoas são prejudicadas, querem ser vacinadas independente da marca, e elas podem ser chamadas. Espero que possamos abrir as vacinas e evitar desperdícios”, explica.

Não há xepa em BC

A secretária de Saúde de Balneário, Leila Crócomo, informou que não há xepa no município, porque as doses se dão por abertura de lotes, com a vacinação sendo programada por dia, para não sobrar doses.

“As vacinas são administradas e controladas de uma forma que não tem sobras no final da tarde. A Astrazeneca tem validade de 48h após aberta, a Pfizer e a Coronavac são 8h e 6h proporcionalmente, então aplicamos até uma hora que possa utilizar tudo, controlando quem pode receber a vacinação, então não existe sobra de vacina ou desperdício de frascos/ampolas em Balneário Camboriú”, diz.

The post Vacinação em Balneário: 50+ começam a ser vacinados, novo protocolo de testagem e xepa first appeared on Página 3 – Notícias de Balneário Camboriú.

Mais notícias dessa editoria

Advertisment

Leia também