Fotos CVBC Fotos CVBC
Fotos CVBC

Vereador Achutti pede retratação pública de Jair Renan após xingamento na Câmara

O vereador Marcelo Achutti (MDB) formalizou um pedido para que Jair Renan Bolsonaro (PL) se retrate publicamente pelas ofensas que foram feitas durante a sessão da Câmara de Balneário Camboriú da última quarta-feira (23) (relembre aqui).

O requerimento foi protocolado na segunda-feira (28) e lido durante a sessão desta terça-feira (29).

O novo capítulo ocorre após uma semana de atritos entre os dois parlamentares. Durante a sessão do dia 23, Achutti pediu uma questão de ordem e afirmou diante do plenário que Jair Renan havia mandado ele “tomar no cu”. Na ocasião, o presidente da Câmara, Marcos Kurtz, orientou o vereador a formalizar o caso, caso desejasse encaminhá-lo para análise. ⁠

No requerimento apresentado agora, Achutti pede à Mesa Diretora que sejam adotadas providências em relação ao episódio e cobra uma retratação pública de Jair Renan.

Ao Página 3, Achutti disse que espera que o colega reconheça publicamente o ocorrido e avaliou que o pedido de desculpas não deve ser dirigido apenas a ele.

“Espero que ele se retrate. Ele deve uma retratação à população de Balneário Camboriú, porque isso virou pauta nacional”, afirmou.

Apesar do pedido formal à Mesa Diretora, Achutti afirmou que não pretende encaminhar uma representação ao Conselho de Ética da Câmara.

“Não vou encaminhar para o Conselho de Ética porque é perda de tempo e não vou dar holofote para ele se vitimizar”, disse ao Página 3.

Discussão ganhou repercussão nacional

O episódio aconteceu um dia depois de outro embate entre Achutti e Jair Renan. Na sessão de terça-feira (22), o plenário rejeitou, por 10 votos a cinco, com uma abstenção, um pedido de Jair Renan relacionado à justificativa de ausências nas sessões dos dias 16 e 18 de setembro.

Achutti votou contra e criticou o colega por conciliar o mandato de vereador com a campanha para deputado federal. Jair Renan afirmou que as ausências estavam relacionadas às viagens a Brasília para visitar o pai e rebateu as críticas feitas pelo vereador do MDB.

No dia seguinte, Achutti também protocolou um pedido de esclarecimentos sobre os profissionais que acompanham Jair Renan na Câmara e que, segundo ele, atuariam como seguranças. Foi durante essa sessão que ocorreu o novo confronto entre os dois e Achutti relatou o xingamento em plenário.

A discussão ultrapassou a política local e foi repercutida por veículos de comunicação de alcance nacional.