Victor Forte sugere que Festival da Canção aconteça online, Fundação Cultural já está organizando o evento

Relacionadas

O vereador Victor Forte protocolou nesta semana uma indicação ao prefeito Fabrício Oliveira para que o Festival da Canção de Balneário Camboriú, que neste ano chega em sua 10ª edição, aconteça de forma online. A Fundação Cultural da cidade já está organizando o evento, que deve acontecer no final de 2021. 

Victor lembra que o Festival da Canção é promovido pela Fundação Cultural e ocorre todos os anos porque é lei no município. Em 2020, o evento não aconteceu por conta da pandemia. 

“Por isso, indico aos órgãos competentes pela organização do Festival que em 2021, devido a pandemia que tem o distanciamento social e o pedido para evitar aglomerações como protocolos de saúde, que o Festival ocorra de forma virtual”, disse, pontuando que a realização do evento é importante para amparar artistas e músicos, sendo ‘uma forma de reconhecer seus trabalhos, criando oportunidades para mostrarem seus talentos’. 

Vai acontecer de forma online

A presidente da Fundação Cultural de Balneário Camboriú, Denize Leite, explica que em 2020 o Festival da Canção não aconteceu por ‘contenção de despesas’ por conta da pandemia de Covid-19. 

“Esse ano já estamos elaborando e a 10ª edição vai acontecer de forma online, evidentemente, porque a pandemia não acabou”, diz. 

A expectativa é, segundo Denize, fazer o Festival como a ‘reinauguração’ do Teatro Bruno Nitz, mas afirma que ainda é cedo para saber se haverá público presencial ou não. 

“Ele irá acontecer no final do segundo semestre, mais para o final do ano, entre novembro e dezembro. Será a 10ª edição, dependemos da situação do Covid, mas esperamos um Festival bem representado e com boa repercussão. Os artistas já o esperam e estão ansiosos”, acrescenta. 

Mais ações para a cultura 

A presidente aproveita para contar que os contratos da Lei de Incentivo à Cultura (LIC) deste ano começaram a ser assinados na quinta-feira (1º). 

“A Cultura, mesmo em pandemia, não tem parado. No dia 4 inaugura uma exposição dos artesãos na Casa Linhares, temos ações programadas para o segundo semestre, já programando o Festival da Primavera, Natal e Réveillon, tudo alinhado junto com a Secretaria de Turismo [através do projeto BC 4 Estações]. Também até o final do ano pretendemos lançar a LIC 2022. As coisas estão fluindo e estamos nos preparando para a retomada”, explica. 

Credenciamento de artistas em breve 

Segundo Denize, o planejamento está intenso e a equipe da FCBC segue a todo tempo buscando alternativas para que os produtores culturais possam retornar com segurança. 

“Vem muita coisa boa por aí. Em breve, acredito que na próxima semana, estaremos lançando o chamamento público de credenciamento para artistas, é importante que os artistas se credenciem, porque a prefeitura só pode contratar quem está credenciado nesse chamamento, isso vale para os eventos como a Primavera, Natal e Réveillon. Foi através dele que fizemos as lives em 2020”, completa.

The post Victor Forte sugere que Festival da Canção aconteça online, Fundação Cultural já está organizando o evento first appeared on Página 3 – Notícias de Balneário Camboriú.

Mais notícias dessa editoria

Advertisment

Leia também