A limpeza do Rio Camboriú e afluentes que cortam Balneário Camboriú, marcada para o dia 22 de março, Dia Mundial da Água, terá muitas ações, incluindo atividades de educação ambiental. Toda quinta-feira, até o dia da ação, haverá reunião preparatória com entidades de Balneário Camboriú no Parque Raimundo Malta, sede da Semam.
Na próxima quinta-feira (26), às 15h, o encontro será com Bombeiros, Defesa Civil e Fundação do Meio Ambiente de Camboriú, com foco na logística, mas outros interessados podem também participar.
Segundo o secretário do Meio Ambiente e Sustentabilidade de Balneário Camboriú, Nelson Oliveira, a ampliação da ação atende a um pedido direto da prefeita Juliana Pavan e reflete a evolução natural do projeto.
No encontro desta semana (19), ficou definido que, no dia da limpeza, haverá atividades de educação ambiental voltadas a crianças em três locais: no principal ponto de encontro, o Bairro Vila Real (Rua Dom Afonso, s/nº, embaixo da ponte, no limite entre Balneário Camboriú e Camboriú), no Bairro da Barra (em Balneário) e no Parque Linear (em Camboriú). As atividades serão desenvolvidas pelo Programa Terra Limpa, Emasa, Projeto Escola do Rio e Mar, empresa Ambiental e Águas de Camboriú.
“A edição de 2026 contará com tendas de educação ambiental, voltadas especialmente para crianças. As crianças não entram no rio, mas participarão de ações educativas durante a atividade, o que é fundamental para formar consciência desde cedo”, disse Nelson Oliveira.
Mapeamento dos rios e mobilização dos bairros

Foto: Renata Rutes
Além do Rio Camboriú, serão limpos, em Balneário Camboriú, Rio Marambaia, Rio Peroba, Rio das Ostras, Ribeirão Ariribá, Lagoa de Taquaras, Lagoa da Mariquinha e Lagoa do Porto do Pescador. Os participantes do encontro desta quinta-feira apresentaram sugestões e comprometeram-se em chamar voluntários para a ação.
De acordo com Nelson, a estrutura necessária para a ação já está garantida.
“Luvas, sacos de lixo, apoio da concessionária Ambiental, tudo isso já está pronto. Está tudo muito bem organizado. Agora, precisamos de pessoas”, reforçou.
Camboriú também participará da mobilização. A presidente da Fundação do Meio Ambiente de Camboriú (Fucam), Jamile Naiara Pereira de Souza, destacou a importância de ampliar o alcance da iniciativa. A expectativa é repetir (e superar) o sucesso de 2025, quando cerca de duas mil pessoas participaram da limpeza e retiraram aproximadamente duas toneladas de lixo do Rio Camboriú.
Inscrições e divulgação
O link para inscrições de voluntários já está disponível (https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeqfTH9k7FwsC1_OU9kCpSEekw9wOHX1XxLF1eH1JuAUHtuzQ/viewform) e será amplamente divulgado, inclusive em painéis de LED e elevadores da cidade.
“É um momento oportuno para trilhar esse caminho e incentivar que mais pessoas participem. Esse é o papel das duas prefeituras: nortear, dar luz e mudar o rumo da nossa história. Água é vida. E a nossa praia, que é um dos nossos maiores patrimônios, também depende disso”, concluiu o secretário Nelson.