Os desfiles cívicos em comemoração à Independência do Brasil movimentaram o Centro e o Bairro da Barra, em Balneário Camboriú, na segunda-feira (7).
Com o tema “Balneário Camboriú: respeito e cidadania constroem o futuro”, a programação reuniu estudantes, professores, servidores, forças de segurança, entidades e famílias. Entre os destaques esteve a homenagem a Black, primeiro cão a integrar o Canil K9 da Guarda Municipal, aposentado desde 2021.

Pela manhã, o desfile na Quarta Avenida, entre as ruas 1500 e 2300, contou com 50 grupos. Segundo a prefeitura, cerca de cinco mil pessoas desfilaram, além do público que acompanhou a programação ao longo da avenida.
A Banda Municipal abriu o evento, seguida pelo pelotão de autoridades com as bandeiras do Brasil, de Santa Catarina e de Balneário Camboriú.
Participaram Núcleos de Educação Infantil (NEIs), Centros Educacionais Municipais (CEMs), o Polo de Altas Habilidades e o Centro de Atendimento no Contraturno (CEAC), além de escolas estaduais e privadas, universidades, secretarias municipais, escoteiros, entidades e forças de segurança.
“É um momento para fortalecer esse espírito cívico, de cidadania. É Balneário Camboriú, mais uma vez, mostrando a sua força em prol da nação”, afirmou a prefeita Juliana Pavan.

À tarde, a celebração seguiu na Barra, com o desfile entre a Avenida Hermógenes de Assis Feijó e a Praça do Pescador. A Banda Municipal, formada por mais de 60 integrantes, também abriu a programação. Na sequência, o pelotão de autoridades conduziu as bandeiras e, após os hinos Nacional e Municipal, desfilaram representantes da Guarda Municipal, BC Trânsito, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil.
Oito NEIs e seis CEMs da Região Sul participaram, cada centro educacional acompanhado por sua banda. O desfile também contou com a Rede Feminina de Combate ao Câncer, o Projeto Oficinas, o Projeto Escola do Rio e Mar, o Conselho Municipal de Desenvolvimento da Região Sul (Comderes), a Escola de Educação Básica Professora Francisca Alves Gevaerd e a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).
Escoteiros, vereadores e vereadores mirins integraram a programação, encerrada pelo grupo das secretarias municipais, que representou os servidores da prefeitura.
Homenagem a Black

Nos dois desfiles, o pastor belga malinois Black voltou às ruas ao lado da Guarda Municipal para receber uma homenagem pelos serviços prestados à cidade. Aos 12 anos, o cão está aposentado e vive com a GM Leila de Nadai, uma de suas condutoras durante o período de atuação.
Primeiro cão do Canil K9 da corporação, Black trabalhou entre 2016 e 2021. Participou de operações, apreensões de drogas e armas, ações preventivas, apoio a outras instituições e atividades em escolas do município.
Após a aposentadoria de Black, em junho de 2021, o canil ficou quatro anos desativado. As atividades foram retomadas em julho de 2025, com a chegada do pastor belga malinois Kirsch, que atua no apoio ao patrulhamento e na busca e localização de drogas. Segundo a prefeitura, outro cão está em treinamento para ampliar o K9.