(Divulgação)

Prepare-se para embarcar: Terminal de cruzeiros de BC será o “melhor do Brasil”

Balneário Camboriú está prestes a subir de nível no cenário do turismo náutico global. O Terminal Portuário Atracadouro Barra Sul, do Grupo Tedesco, está finalizando uma grande reforma e ampliação. A promessa é que o local esteja pronto até o fim de novembro, a tempo da temporada 2025/2026, e se torne o melhor e mais confortável equipamento do gênero no Brasil.

A confiança é alta, e não é só local. Na opinião de Marco Ferraz, diretor-executivo da CLIA Brasil (a principal associação de cruzeiros do país) e um dos maiores especialistas da área, o terminal de BC já é um dos melhores do mundo. Ele destacou a infraestrutura, os serviços e a localização privilegiada em uma cidade que realmente prioriza o turismo.

A nova estrutura funcionará como um verdadeiro aeroporto internacional. A diretora-executiva do empreendimento, Juliana Wodtke Tedesco, explicou que o terminal terá áreas de embarque e desembarque totalmente separadas para passageiros domésticos e internacionais. Isso inclui controle de passaportes, scanners de corpo e bagagem e fluxos segregados, tudo para garantir conforto e segurança, atendendo às rígidas exigências dos órgãos de controle.

A ampliação, que está quase concluída, utilizou espaços antes ociosos sobre a água, contratados junto à União em 2014.

Novo polo de embarque do Sul

O objetivo estratégico é claro: transformar Balneário Camboriú no principal terminal internacional de navios do Sul do Brasil. A ideia é atender a demanda de milhares de passageiros de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul, que antes precisavam se deslocar até Santos (SP) para embarcar.

A nova estrutura chega em boa hora. A temporada de cruzeiros 2025/2026 começa já no dia 13 de novembro e a expectativa é receber cerca de 120.000 passageiros nacionais, além de um número ainda não fechado de viajantes internacionais que farão embarque, desembarque ou escala na cidade.