Foto Divulgação BC em Traços Foto Divulgação BC em Traços
Foto Divulgação BC em Traços

BC em Traços celebra cinco anos nesta sexta, com premiação e cartões-postais que podem virar flores

Uma obra de arte, uma mensagem e um destino escolhido pelo público. Na celebração dos cinco anos do BC em Traços, os trabalhos dos artistas também poderão viajar pelos Correios em cartões-postais de papel semente, que depois podem ser plantados e dar origem a flores.

A ação integra a programação desta sexta-feira (16), a partir das 19h, no Teatro Municipal Bruno Nitz, em Balneário Camboriú, com entrada gratuita.

O encontro marca o encerramento da quinta edição do concurso cultural, com anúncio dos vencedores, abertura de exposição comemorativa e lançamento de um catálogo sobre os cinco anos do projeto.

Neste ano, foram inscritas 209 obras: 37 no BC em Traços e 172 no BC em Tracinhos, categoria destinada a menores de 18 anos. A votação popular pelo Instagram somou mais de dez mil votos e definiu os 20 finalistas. Os três destaques de cada categoria serão escolhidos por jurados convidados. Também haverá premiação para o professor mais engajado.

Cinco anos de arte em exposição

O hall do teatro receberá reproduções das 70 obras finalistas das cinco edições do concurso, impressas em formato de cartão-postal.

A comemoração também terá uma mostra digital: nove vídeos com os trabalhos dos finalistas de toda a história do projeto serão exibidos em painéis de LED pela cidade durante um mês.

Segundo Marcelo Juchem, idealizador do BC em Traços, a edição comemorativa ampliou as formas de apresentar ao público a produção dos participantes. “Muita coisa bonita foi produzida, enviada ou até saiu de gavetas para encontrar no BC em Traços um lugar de divulgação e fomento. Isso nos alegra muito e mostra que o concurso está cumprindo seu papel”, afirma.

O projeto conta com patrocínio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura (LIC), da Fundação Cultural de Balneário Camboriú.

Arte para enviar e plantar

Durante o evento, o público poderá escolher uma das obras reproduzidas nos cartões-postais de papel semente, escrever uma mensagem e informar à equipe o endereço para envio pelos Correios.

A proposta permite que os trabalhos circulem para além da exposição e cheguem a outras pessoas como correspondência. Depois, os cartões poderão ser plantados.